Compartilhe este texto

Imagem de Nossa Senhora das Dores é descaracterizada após restauro não autorizado em GO

Por Folha de São Paulo

09/04/2025 10h45 — em
Variedades


ouça este conteúdo

MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - Uma imagem histórica de Nossa Senhora das Dores, localizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis (GO), foi descaracterizada após passar por um processo de restauro não autorizado.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informou que não autorizou a intervenção, realizada sem acompanhamento de técnico restaurador habilitado, e que está apurando o caso.

Após a intervenção, a imagem ganhou um tom mais avermelhado nas bochechas e nos lábios. As lágrimas no rosto também ficaram menos destacadas.

O órgão ressaltou que já havia realizado uma vistoria na igreja em março e não foi informado sobre a necessidade de restauro da imagem.

A Diocese de Anápolis, responsável pela imagem, disse que colocou a peça à disposição do Iphan para que sejam realizados os devidos esclarecimentos e análises técnicas.

A diocese também reafirmou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico, artístico e religioso.

De acordo com o Iphan, as reclamações foram recebidas no dia 4 de abril. O órgão solicitou esclarecimentos aos gestores da igreja e um cronograma para a restauração da imagem, para reverter os danos.

Na segunda-feira (7), o Iphan enviou uma equipe técnica ao local para apurar o ocorrido. A análise ainda não foi concluída. O órgão salientou que a igreja e seu acervo são tombados individualmente pelo órgão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades