Receita Federal apreende 337 canetas de Mounjaro no aeroporto de Fortaleza
ouça este conteúdo
|
readme
|
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Receita Federal apreendeu, na última quinta-feira (10), 357 unidades de medicamentos para emagrecimento no aeroporto de Fortaleza, a maior parte delas (337) da marca Mounjaro. A carga foi encontrada com dois passageiros que desembarcaram em voos internacionais diferentes.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
Um deles, um homem, levava 60 canetas de Mounjaro dentro da calça. Depois, uma passageira teve a bagagem revistada, e agentes encontraram 277 canetas de Mounjaro e 20 unidades de retatrutida.
Concorrente do Ozempic, o Mounjaro (tirzepatida) é um remédio para diabetes tipo 2 que teve eficácia contra a obesidade em ensaios clínicos. O retatrutida ativa peptídeos intestinais e pode resultar em redução da massa corporal, provocando perda de peso.
Segundo a farmacêutica Eli Lilly, o Mounjaro estará disponível para venda no Brasil a partir do dia 7 de junho.
Até 2024, importar Mounjaro custava mais de R$ 5.000 por tubo. O medicamento é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser um tratamento correlacionado com dieta e exercícios, a fim de melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2.
Segundo a Receita Federal, a regulamentação da Anvisa é exclusivamente para importação por pessoas físicas, mediante receita médica. A importação por pessoas jurídicas e a venda no mercado brasileiro ainda são proibidas.
Em janeiro, a Receita já havia realizado apreensão de 176 canetas de Mounjaro no aeroporto de Fortaleza. Escondido em materiais de pesca por um passageiro que saiu de Miami, nos Estados Unidos, o medicamento foi avaliado em R$ 600 mil.
Em março, 100 canetas foram apreendidas debaixo da roupa de um passageiro que embarcou em Paris e desembarcou em Vitória da Conquista, na Bahia.
Promessas de emagrecimento rápido e seguro a preços baixos com a manipulação dos princípios ativos do Ozempic e também do Mounjaro viraram febre nas redes sociais.

ASSUNTOS: Variedades