Compartilhe este texto

Ricardo Nunes vai a Aparecida de helicóptero e diz estudar reajuste na passagem de ônibus em SP

Por Folha de São Paulo

28/10/2024 16h30 — em
Variedades



APARECIDA, SP (FOLHAPRESS) - Reeleito prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) foi nesta segunda-feira (28) até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a 180 km da capital paulista, em um gesto de agradecimento pelo resultado das urnas.

Nunes chegou ao santuário de helicóptero, por volta das 14h30, acompanhado da esposa, Regina Carnovale Nunes. O presidente do MDB, Baleia Rossi, e o vereador Marcelo Messias (MDB) também estiveram presentes.

Em nota, a assessoria da prefeitura afirmou que o prefeito arcou com os gastos da viagem. "Trata-se de agenda pessoal, portanto, com recursos próprios, sem qualquer despesa ao erário", diz a nota. "Lembrando que hoje é ponto facultativo em razão do Dia do Servidor Público."

Nunes afirmou que a escolha do secretariado municipal para o próximo mandato será feita somente em dezembro.

"Estou formando um grupo de estudo das nossas propostas, da análise do desempenho dos secretários. Para saber onde a gente precisa reforçar", disse. Caberá ao atual secretario de governo Edson Aparecido conduzir este grupo de trabalho.

A formação do novo secretariado exigirá habilidade política do prefeito. Sua reeleição contou com apoio de 12 partidos e o empenho de caciques como Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, ambos do PL, bem como do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

"Hoje a gente já tem o União Brasil, Podemos, Republicanos, PL, já fazem parte do governo hoje", afirmou. "Foi uma continuidade daquilo que a gente já tem hoje no governo, que já foi construído em 2020 com Bruno [Covas] e comigo. Evidentemente, nomes podem surgir como opção que a gente vai analisar", prosseguiu.

Outro assunto a ser debatido em dezembro, segundo Nunes, é a manutenção ou o reajuste da tarifa de ônibus. O valor de R$ 4,40 está em vigor desde janeiro de 2020, e o prefeito não descarta a possibilidade de aumentar a tarifa.

"O meu desejo é manter a tarifa, mas eu preciso manter o equilíbrio fiscal e não tirar da saúde, da educação", disse. "Então, em dezembro, havendo possibilidade, a minha vontade é manter. Se por acaso a gente não tiver possibilidade, aí eu vou explicar para a sociedade."

Na visita, Nunes posou para selfies e foi parabenizado pela vitória. Um possível apoiador falou do êxito da Polícia Militar em retirar cerca de 130 pessoas de duas ocupações, e Nunes respondeu que "vai ter mais". Neste domingo, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a polícia foi acionada para retirar pessoas, incluindo crianças, de um prédio na rua Major Quedinho e de outro na avenida Nove de Julho.

Além de Nunes, o santuário recebeu nesta segunda o prefeito eleito de Taubaté, Sérgio Victor (Novo).

CRÍTICAS À IMPRENSA

O prefeito criticou a Folha de S.Paulo. Questionado pela reportagem sobre as declarações do governador Tarcísio, que neste domingo disse que a facção criminosa PCC recomendou voto em Guilherme Boulos (PSOL), o adversário de Nunes no segundo turno, o prefeito demonstrou irritação com o fato de o jornal noticiar que Tarcísio não apresentou provas sobre o que dizia.

"Ele não foi fazer um depoimento, ele estava em uma coletiva", afirmou Nunes. "Eu acho que a Folha errou gravemente. É uma vergonha a Folha de S.Paulo fazer o que fez", acrescentou.

"Infelizmente a Folha de S.Paulo fez uma matéria totalmente desconectada, o que a gente lamenta muito. A gente espera muito da imprensa, quando a imprensa comete um erro grave desses... A gente precisa elogiar quando tem que elogiar e ponderar para que as pessoas sempre possam melhorar. É o que eu faço."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades