Seu cachorro tem medo de fogos de artifício? Saiba como acalma-lo
Seu cachorro tem medo de fogos de artifício? Alguns cães convivem tranquilamente com o barulho dos fogos, mas, outros morrem de medo, e o susto pode levá-los a ter um ataque cardíaco.
Em alguns cachorros o efeito do susto, pode durar dias, já que o pet fica muito agitado e traumatizado. A boa notícia é que existem maneiras de preparar seu bichinho para sobreviver a esse momento.
O medo e estresse acontece porque a percepção auditiva do gato e cachorro é mais apurada do que a dos humanos.
"Mas é possível preparar os animais para minimizar o susto que os acomete durante a queima de fogos", garante a veterinária Jéssica Duarte.
Para começar, o reforço positivo é uma boa tática.
"Coloque no Youtube um vídeo com de som de fogos de artifício, em volume baixo para médio, e brinque com seus cachorro ou gato. Isso pode deixa-lo relaxado e neutralizar o estranhamento", explica.
"No dia do Ano Novo, caso consiga, deixe seus cães e gatos em ambiente controlado, com lugares onde eles possam brincar e se esconder. Coloque um som mais agradável que os que estão sendo feitos no ambiente externo. Isso pode amenizar o barulho que chega aos ouvidos deles", acrescenta.
Também é possível evitar que os animais fujam na hora do barulho.
"Caso não possa ficar com seu animal de estimação na virada do ano, veja se todas as possíveis rotas de fuga como portas, varandas e janelas estão bloqueadas. Além disso, é bom deixar que ele se refugie em um local onde se sinta seguro", completa.
Outra dica muito importante é evitar deixar o animal sozinho, mas, se for possível, é bom que ele fique em um local fechado para diminuir os ruídos externos.
ASSUNTOS: Variedades