Venezuela registra dois primeiros casos; Roraima pressiona fechamento da fronteira
MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - A Venezuela confirmou nesta sexta-feira (13) os dois primeiros casos de coronavírus no país. Dois dias antes, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), havia consultado o governo federal sobre o fechamento da fronteira.
Segundo a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, os dois casos foram registrados no estado de Miranda, no entorno da capital, Caracas. Trata-se de uma mulher de 41 anos vinda dos EUA e da Itália e de um homem de 52, que chegou da Espanha.
O governo não informou a cidade onde moram. A capital de Miranda, Los Teques, está a 1.300 km da fronteira com o Brasil.
Em visita a Brasília, Denarium pediu ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que avaliasse a possibilidade de fechamento da fronteira com a Venezuela, por onde passam durante centenas de migrantes fugindo da crise do país vizinho. Muitos acabam em abrigos de Pacaraima, cidade fronteiriça, e de Boa Vista.
Por causa da crise econômica, o sistema de saúde da Venezuela está quebrado, com falta crônica de medicamentos e leitos.
Recentemente, o Brasil sofreu um surto de sarampo originado em imigrantes venezuelanos e potencializado pela baixa cobertura vacinal em várias regiões do país.
O Norte é a única região do Brasil sem nenhum caso confirmado de coronavírus.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, amazonas coronavírus, Brasil, coronavírus em manaus, roraima coronavirus, Venezuela, Brasil, Coronavírus