Vídeo flagra agressão de policial a homem deitado de bruços em Paraisópolis
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Vídeos gravados por moradores da favela de Paraisópolis na madrugada desta terça-feira (17) mostram mais um ato de violência da Polícia Militar paulista.
Nas imagens é possível observar policiais abordando um carro na comunidade da zona sul de São Paulo. Em um primeiro momento, uma oficial chutou três vezes um homem que estava deitado de bruços no chão, já rendido e com as mãos na cabeça.
Enquanto isso, outro policial gritava "Sai do carro, se não vou matar todo mundo nessa p...". Após esse grito, o veículo começou a andar e o PM disparou um tiro em sua direção.
Outro vídeo mostra o momento em que os ocupantes deixavam o carro, com as armas dos policiais apontadas para eles.
A Ouvidoria da PM, em nota à Folha, informou que abrirá procedimento disciplinar para investigar os agentes de segurança pública.
"Os fatos revelados pelo vídeo em questão revelam mais uma atuação absurda da PM paulista, uma policial feminina agride covarde e violentamente uma pessoa rendida, com as mãos na cabeça e no chão, sem qualquer possibilidade de se defender", disse a ouvidoria, destacando que "não há mais o que revelar em relação ao descontrole da tropa da Polícia Militar do Estado de São Paulo".
"A Ouvidoria da Polícia abriu procedimento, solicitou as imagens das câmeras corporais dos policiais e também dos sistemas de monitoramento local, além de solicitar a apuração das agressões com as determinações de autoria, sugerindo ainda o afastamento da policial que agride a pessoa rendida no chão", finalizou a nota.
Em nota à reportagem, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que "a abordagem não condiz com os protocolos da Polícia Militar do Estado e uma investigação preliminar foi aberta para apurar os fatos. As imagens compartilhadas pela reportagem, assim como as que foram captadas pelas câmeras corporais dos policiais fazem parte das apurações".
Segundo a pasta, a equipe da PM realizava patrulhamento quando suspeitou do veículo ocupado por três pessoas. Ao tentar realizar a abordagem, o condutor do automóvel teria fugido, sendo seguido pela viatura policial. Ainda de acordo com a SSP, a viatura teria sido atingida por disparos de arma de fogo durante a perseguição.
"O carro foi interceptado na rua Rudolph Lotze, em Paraisópolis, e os ocupantes, levados ao 89º Distrito Policial. O caso foi registrado como desobediência e localização/apreensão de veículo", finalizou a nota.
A Polícia Militar informou que os oficiais não encontraram irregularidades após buscas pessoal e veicular. Em relação aos disparos que atingiram a viatura, a PM disse que um atingiu o guarda preso e o outro, uma porta.
"Contudo não foi possível confirmar se os disparos vieram do veículo onde estavam os abordados, ou dos moradores do local. Nenhum policial ficou ferido e também não efetuaram disparos de arma de fogo", destacou a PM em nota.
Apesar da negativa, em um dos vídeos é possível ver o momento em que um policial dispara contra o carro. Foi neste momento que o veículo parou e os ocupantes foram detidos.
ASSUNTOS: Variedades