O lado oculto de Reizo Castelo Branco
Ele é manauense, sagitariano, estudante de direito, radialista, apresentador de TV, presidente do diretório municipal PTB/AM, reeleito vereador em 2012 e fenômeno de votação dentro da cidade de Manaus. Confira o bate papo com meu entrevistado deste domingo.
Oi tudo bem, como posso chamá-lo?
Pelo teu alto astral e pela pessoa que tu és, pode ser de qualquer forma. Vc que escolhe se é vereador, pelo meu nome Reizo Castelo Branco, deputado ou senador, fique à vontade!!!
(Eu brinquei dizendo que algumas pessoas na internet o chamam de Muppet e ele riu muito junto comigo).
Vc sofre muito cyberbullying, qual é a dica para quem sofre também ?
Vou falar por mim, de forma alguma isso tirará meu sono. São coisas que com o tempo a gente se acostuma, não vejo nada fora do normal até porque eu sou motivo pra falarem de qualquer coisa. Isso se deve ao fato de eu ser vereador, ser o mais votado. São vários fatores e isso pra mim é normal. A dica é não ligar de forma alguma, basta fazer o contrário de tudo aquilo que estão falando e ter a consciência tranquila de que vc não é aquilo que as pessoas maldosas estão comentando. Vc precisa estar bem consigo mesmo.
Vc é um fenômeno de popularidade nas votações, quais são os atributos a isso?
Com certeza um conjunto de fatores, a minha família é muito dedicada ao trabalho em prol da população da cidade de Manaus. Todos nós temos um trabalho excelente voltado à população e à qualidade de vida defendendo as pessoas (de verdade mesmo!) e colocando muitas das vezes - até em risco, nossas vidas. E vai crescendo a confiança das pessoas.
(Nesse momento ele me conta de forma bem descontraída que começou a carreira trabalhando em rádio, aos 17 anos, apresentando dois programas locais – ao vivo, nos fins de semana. E eu fiz um escândalo porque rádio pra mim é uma cachaça e eu quero demais voltar a trampar nessa área).
Dentro das redes sociais alguns não possuem simpatia pela sua pessoa, vc trabalha um meio para reverter essa situação ?
Bom, eu vou te falar, o que eu faço hoje não é nada com a intenção de querer reverter quadro nenhum, pois se eu vim de uma votação de 13 mil e depois fui para uma de 18 mil, eu estou no caminho correto. O que falta em algumas pessoas é a informação. O site da câmara está aberto para quem quiser conhecer meus projetos, meus trabalhos e a pessoa pode fazer um balanço se eu trabalho ou não. É muito fácil dizer que o Reizo não faz nada ou ele é isso ou aquilo. Muitos falam somente por falar. E essas pessoas que criticam não fazem nada para ajudar. Pra gente fazer o bem, querer um mundo melhor, isso deve estar em nossas atitudes, não precisa ser um político. Basta ser honesto e coerente, agir de forma correta. Fazer o seu melhor.
(Nesse momento eu muito delicadamente [só que não] o interrompi dizendo que ele fala pra caramba, até mais do que eu, daí ele brincou dizendo: “Pô, mas vc nem deixa eu falar!!!”).
Como é o seu dia a dia? Vc tem namorada? pretende casar? ser pai? Fala Aí pra gente.
Eu acordo muito cedo, pela parte da manhã sempre que posso - umas 6hrs, vou para a academia e de lá me apronto e venho para a Câmara Municipal. Quando tenho as sessões plenárias fico até o meio dia, 1h da tarde. Volto para o gabinete, muitas vezes almoço por aqui. Fico atendendo e participando junto com a minha assessoria sobre nossa programação, visitas em bairros, sobre meus projetos. No tempo livre gosto de ficar com minha namorada, vou para a minha chácara brincar com meus cachorros, com os meus amigos. Compartilho momentos bons com meus pais e com meus irmãos. Meu pai é uma grande inspiração para mim.
(Percebi que o vereador é muito humilde e mesmo fora do script quando perguntei se ele faria as coisas sozinho ele me disse que não. E respondeu que tem muito a agradecer à sua família e principalmente a assessoria que hoje está com ele. E eu destaco esta observação porque já entrevistei várias pessoas e acho horrível quem tem um rei na barriga). <3
Que dica vc daria para um jovem que tem pretensões políticas ?
Primeiro acreditar nele mesmo, começar a agir de forma determinada ter empatia com o ser humano, fazer dos problemas daquela pessoa o seu próprio problema. Não deve ter medo de ir à luta e defender a população, precisa estudar e conhecer a causa pública. Tem pessoas que falam que sou fenômeno de votos e isso pra mim tanto faz. Eu não tenho essa vaidade de querer ser fenômeno, eu quero apenas fazer meu trabalho e vou levando de forma normal. Comecei aos 17 anos apresentando programa de rádio, mas não é porque estava na radio que já pensava em ser político. Depois apresentei um programa de TV e ainda assim não o fiz para campanha. Depois que vi meus pais ajudando a nossa sociedade, batalhando por uma cidade mais digna e levando a serio a vida das pessoas foi que tive inspiração e vontade de querer fazer parte do cenário político para dar prosseguimento a estes trabalhos. Não é de uma hora para outra. Tem que gostar e querer fazer o bem ao próximo, de verdade.
Em quais momentos vc chuta o pau da barraca? Quais palavrões saem na hora?
Eu falo tudo! Não tenho frescura não, eu já chutei muito o pau da barraca. Mas hoje em dia não, tenho muita cautela em tudo que faço. Mas as minhas atitudes, o que eu tenho de fazer, eu faço por mim mesmo e não pelo que eu sou. Na verdade eu amadureci com o tempo como acontece com todo mundo.
Antes de encerrarmos nosso bate papo, fale de seus projetos. Quais são ?
Bom são muitos, mas vou citar três:
1º. Criação do Centro Municipal de Bem-Estar Animal (CEBEA) de forma integrada com o órgão responsável pelo Controle de Zoonoses do Município. Vai garantir e promover ações de combate aos maus-tratos, resgatando e tratando animais em situação de risco.
2º. Orientação Vocacional para os alunos matriculados no Ensino Fundamental II na Rede Municipal de Ensino de Manaus. Esse tipo de orientação vai auxiliar o estudante a descobrir suas aptidões e seus interesses sobre cursos de diversas áreas, aumentando todo o seu universo cultural, um processo que vai ajudar nas escolhas profissionais.
3º . O Projeto de Lei da “Vacina contra o HPV” que apresentei em 2010, obriga a imunização gratuitamente de meninas na idade de 11 a 16 anos, estudantes da Rede Municipal de Ensino. Uma garantia à prevenção do câncer do colo do útero que vem aumentado de forma alarmante em Manaus.
Deixe um recado para os seus eleitores que são leitores da nossa coluna.
Eu quero dizer que eu vou ser sempre um vereador determinado, que tem coragem, quando falo que tenho coragem é que não tenho medo de denunciar o que prejudica a nossa cidade. Não meço esforços se tiver que denunciar político que desvia verbas, vou em frente. Procuro fazer projetos que beneficiem a população. Meu gabinete está de portas abertas, meus assessores à disposição e até meu Facebook
Seus leitores e vc podem contar comigo, sempre!!!!
Agora deixe um recadinho para mim <3
Um recado pra ti? Esse é fácil. Logo que eu cheguei, que eu te vi, te admirei muito. Pela tua vontade e tua alegria – que vc estava falando, de terem te chamado para participar do Portal. Essa energia que tu tem eu acho que tem que ser admirado por qualquer pessoa. Faz a gente querer pegar os problemas e deixar pra lá. Esse teu astral, sinceramente, nunca fui entrevistado e não me lembro no momento de ter conhecido uma pessoa tão alegre como vc. E eu te agradeço por ter me dado a oportunidade de estar falando e te conhecendo também. :)
(Vou repetir o que falei na hora: “Que lindo, obrigada. Adorei, beijos”). Partiu# Até segunda!
NULL