Compartilhe este texto

'Comportamento exemplar' garante a Cabral visita da família e TV na cela

Por Portal Do Holanda

02/02/2018 12h06 — em
Brasil


Foto: Geraldo Bubniak

SÃO PAULO - Quinze dias após ser transferido para Curitiba, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixou nesta sexta-feira a triagem do Complexo Médico Penal (CMP), na região metropolitana de Curitiba, onde ficam alguns do presos da Operação Lava-Jato. Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo, o comportamento de Cabral tem sido "exemplar".

O político foi transferido ao Paraná em 19 de janeiro, acusado de ter construído uma rede de privilégios no presídio de Benfica, no Rio.

Já no Paraná, durante a triagem, Cabral ficou sozinho em uma cela de 12 metros quadrados, sem direito a receber familiares, tomar sol ou assistir à TV. Em geral, esse procedimento leva 30 dias, mas se o preso se comportar bem, o tempo pode ser reduzido pela metade.

Agora que passou para o convívio com os demais presos, o ex-governador está autorizado a se encontrar com familiares, tomar banho de sol com outros presos e receber comida que vem de fora do presídio, conhecido como "sacola". Na cela, ele poderá ouvir rádio e assistir a uma TV de 20 polegadas.

— A partir de hoje (Cabral) vai para o convívio (com outros presos). Por enquanto, vai ficar em uma cela sozinho, aguardando chegada de outros presos — afirmou Cartaxo.

Ao pedir a transferência de Cabral para o Paraná, o Ministério Público apurou que, no presídio de Benfica, o ex-governador tinha uma série de regalias: visitas fora dos horários determinados; instalação de um equipamento de som (home theater); presença de equipamentos de musculação; disponibilidade de alimentos em condições fora das determinadas; remédios sem prescrição; livre circulação pelo presídio; e acesso a entregas externas.

Na última quarta-feira, a Justiça Federal aceitou a 21ª denúncia contra Cabral, desta vez por um esquema de lavagem de dinheiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: autorização, Cabral, comportamento, Brasil

+ Brasil