Corte essa bebida do seu dia a dia para dormir melhor
Por muito tempo, o bom velho cafezinho foi visto como o vilão do sono e o verdadeiro causador da insônia das pessoas. Embora ele não seja completamente inocente, assim como outras bebidas ricas em cafeína, não é o café que você deve cortar do seu cotidiano para dormir melhor, segundo estudosrealizados pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Conforme os cientistas, o café realmente é um estimulante natural e atrapalha o relaxamento, mas o que as pessoas realmente devem vigiar ao longo do dia, para dormir melhor à noite, é o consumo de bebidas açucaradas. Refrigerantes, sucos e chás prontos, energéticos e todo o tipo de bebidas industrializadas estão na lista, sabia?
Segundos os testes,os voluntários que relatavam dormir quatro horas por noite ou menos tinham o hábito de consumir bebidas ricas em açúcar várias vezes por dia.
As análises foram feitas com base em dados de mais de 18 mil adultos, entre os anos de 2005 e 2012. Desses, 21% dormia mal e consumida mais bebidas açucaradas com ou sem cafeína que os que dormiam entre sete e oito horas por noite.
Aqueles que descansavam seis horas por noite costumam ingerir, regularmente, 11% mais bebidas com muito açúcar e com cafeína.
As demais pessoas que não tomavam tanto açúcar, preferindo bebidas dietéticas ou livres de açúcar, ao que tudo indica, conseguiam dormir melhor. Os cientistas, pelo menos, não observaram qualquer relação direta entre esse outro dia de bebida, mesmo com cafeína, e a duração do sono.
Mas, ao que tudo indica, ainda não dá para dizer se as bebidas açucaradas são a causa ou a consequência de noites mal dormidas.
Segundo eles, ainda existe dúvidas sobre se refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar causam insônia ou se as pessoas que dormem mal tendem a consumir mais esses produtos. Por isso, são necessários mais testes.
Fonte: Vix
Veja também
ASSUNTOS: cientistas, dormir, Saúde e Bem-estar