Espécie de laranja tem efeito contra depressão e insônia
A Laranja, de forma geral em todas as espécies, detém inúmeras propriedades medicinais, principalmente a de ser uma rica fonte de Vitamina C. Mas a Laranja Azeda, originária da Ásia, é cultivada milenarmente em vários continentes.
O óleo essencial da planta tem efeito antiespasmódico, sedante e hipnótico e é indicado para tratar palpitações, diarreia, indutor do sonho, casos de angústia e quadros depressivos.
As flores, folhas, frutos, sucos e casca têm indicações como aperientes, antiespasmódicos, carminativos, diuréticos, colagogos, sedante, vermífugo e tônico.
As cascas dos frutos não maduros da Laranja Azeda são utilizadas no preparo de doces. A casca, as folhas e os botões florais devem ser secos à sombra e em local ventilado.
Na China antiga era usada para fazer um extrato vegetal utilizado para tratar a constipação, melhorar a energia, acalmar os nervos em casos de insônia e choque.
Na floresta amazônica, indígenas usaram o chá de Laranja Azeda como um laxante e alívio de náuseas, dores de estômago, indigestão, gases e prisão de ventre.
Veja também
ASSUNTOS: insônia, Laranja Azeda, Plantas medicinais, Cura pela Natureza