Síndrome de Stevens-Jhonson: Conheça doença rara que deixou mulher de Frank Aguiar na UTI

ouça este conteúdo
|
readme
|
Carol Santos, esposa do cantor Frank Aguiar, usou as redes sociais para fazer um relato sobre a doença de pele rara que a levou a passar 10 dias internada na UTI. A condição pode causar complicações fatais, como infecções, insuficiência respiratória e problemas oculares graves, como perda da visão.
Aos 31 anos, Carol mostrou as marcas provocadas pela Síndrome de Stevens-Jhonson que formou feridas vermelhas e descamação pelo rosto, pescoço, tórax e costas. Geralmente é desencadeada por uma reação adversa a medicamentos, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos para epilepsia. Contudo, a síndrome também pode ser causada por infecções virais, como herpes ou pneumonia bacteriana.
Os sintomas iniciais incluem febre, mal-estar geral, dor de garganta e dores no corpo. Ferimentos vermelhas ou roxos se espalham e formam bolhas ou crostas. As lesões podem afetar áreas do corpo como a boca, os olhos, os genitais e o nariz.
O tratamento inclui:
- Interrupção do medicamento causador da doença
- Internação hospitalar
- Alimentação e hidratação adequada
- Curativos e pomadas cicatrizantes
Também é feito uso de antibióticos, tratamento oftalmológico especializado e, em casos graves, suporte respiratório, como a ventilação mecânica.
Veja Também:
Acordou no meio da noite? Confira 10 dicas para voltar a dormir
O 2º cérebro: entenda como o intestino influencia nossas emoções

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar